A segunda metade do século XIX é marcada na Europa por uma grande efervescência cultural e tecnológica, além de uma euforia no mundo das artes a trazer alegria e divertimento a todos. Esse período de regozijo e entusiasmo é por esta razão nomeado Belle Époque.
Em decorrência do aumento nas horas de lazer de uma população urbana em crescimento, ganham fama os cafés, os parques, teatros, cabarés e bailes públicos, cuja frequência cresce cada vez mais, reunindo o gosto das massas aos refinamentos eruditos, como se pode observar pelas valsas em Viena e os cancans em Paris.
As damas costumavam frequentar os cafés para degustarem as finas iguarias como bebidas deliciosas à base de café, leite, chocolate e chás, acompanhados de deliciosas guloseimas como macarrons, éclairs, petit-fours e madeleines.
Para aqueles que quiserem saborear o requinte de momentos intemporais resgatando memórias de épocas suaves, essa atmosfera pode ser revivida em alguns locais deliciosos como a centenária Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, a Cereja Flor e a Patisserie Douce France, ambas em São Paulo.
Rio de Janeiro:
Confeitaria Colombo – R. Gonçalves Dias, 32 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20050-030
São Paulo:
Cereja Flor Café Bistrô – Rua Tariana, 60, Jardim Anália Franco.
Patisserie Douce France – Alameda Jaú, 550/554.
Se tiverem outras dicas de lugares vintage para frequentar não deixem de comentar! 😉