fbpx

5 motivos por que sabonetes em barra podem ser bons para nossa pele

Ouvimos com frequência que sabonetes em barra ressecam a pele e causam irritações. Mas isso é verdade? Tudo vai depender de uma série de fatores envolvendo os variados tipos de formulação dos sabonetes em questão.

Se toparmos com um sabonete comum que você compra em qualquer supermercado, é bom ficar esperto, pois além de conterem detergentes sintéticos, como sulfatos, as formulações destes sabonetes são extremamente simplórias no que se refere a “fazer mais do que apenas limpar”.

Um bom sabonete não deve apenas limpar a pele (e até o processo de limpeza tem particularidades que podem ser prejudiciais), mas cuidar, proteger e tratar, ou seja, deve ser um 2 em 1 no mínimo. Essa é a diferença entre os sabonetes comuns e os sabonetes em barra premium, estes últimos são formulados com o intuito de exercer uma série de funções que vão muito além da limpeza.

Veja 5 motivos que fazem sabonetes em barra premium serem ótimas opções para a pele

1. Sabonetes com glicerina são ótimos para pele sensível e delicada

A glicerina é um umectante que atrai umidade para a pele e a deixa suave e hidratada enquanto permite que ela respire. Também possui propriedades curativas, sendo boa para peles sensíveis com eczema ou psoríase. Na fabricação de sabonetes comuns, a glicerina natural é removida da formulação para ser revendida separadamente para a indústria de cremes. Isto torna o produto muito mais barato.

 

2. Combinação de óleos vegetais fornecem uma base hidratante

As barras de muitos sabonetes premium, além de serem necessariamente 100% vegetais, são feitas a partir de óleos e manteigas nobres, tais como oliva, cupuaçu e karité, fornecendo uma loção hidratante em formato de barra e impedindo que a pele resseque durante o uso, como faria uma barra comum.

 

3. Sem uso de conservantes

Sabonetes comuns utilizam uma série de conservantes para ampliar sua vida útil nas prateleiras dos supermercados. Mas muitos sabonetes não contêm tais conservantes nocivos que podem prejudicar a pele causando ressecamento e irritações, além de serem um perigo para o organismo, pois podem penetrar a barreira de proteção da pele. Alguns exemplos são BHT, triclosan e propileno glicol, que são suspeitos de causar irritação em algumas pessoas e estar relacionados a câncer.

 

4. Sabonetes em barra podem ser mais suaves do que suas versões líquidas

Tudo depende da formulação. Entre um sabonete líquido com uma formulação pobre em ativos vegetais hidratantes e um sabonete em barra premium 100% vegetal rico em óleos e manteigas, este último será muito melhor para a pele. Além disso, o sabonete líquido produz naturalmente menos espuma e por isso a maioria contém em sua formulação detergentes sintéticos como sulfatos, que são agentes extremamente ressecantes.

 

5. Limpeza suave

Mesmo a limpeza da pele é um fator que precisa ser considerado, pois, dependendo de como é feita, pode prejudicar demais causando ressecamento, principalmente no outono e inverno.

Sabonetes em barra comuns fazem uso de sulfatos (Lauril Sulfato de Sódio (LSS) ou Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS)), um tipo de detergente sintético muito barato capaz de produzir mais espuma. Estas substâncias retiram totalmente a barreira de proteção da pele, deixando-a exposta às agressões externas e acelerando o processo de envelhecimento (veja referência [1]). Já os sabonetes em barra premium, ao invés de sulfatos, utilizam tensoativos naturais extremamente suaves próprios para peles sensíveis e de bebê como o decyl glucoside.

A especialidade da De La Merche é justamente a criação de sabonetes em barra premium que, além de cuidar da pele, são ótimas opções de presente. Confira aqui !

[1] Sabonetes, xampus e gel podem fazer mal à pele? Fev de 2016. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160218_sabonete_estudo_mal_pele_fd>. Acesso em: 11 de Maio de 2020.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS