fbpx

Malefícios dos parabenos e sulfatos

Os parabenos são produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela ação antimicrobiana e antifúngica, além do baixo custo.

O parabeno interfere no sistema endócrino de seres humanos e animais, pois possui atividade estrogênica, por conta disso é considerado um disruptor endócrino.

Essas substancias vem ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.

Vale a pena conferir o rótulo do sabonete barra, sabonete liquido, hidratante ou qualquer outro produto para se certificar da ausência de parabenos em sua composição, que se apresenta com o nome de “parabens”.

Os sulfatos são substâncias derivadas de petróleo, um tipo de detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de cuidados pessoais como sabonete barra, sabonete liquido, creme dental, shampoos, etc. Possuem a função de promover espuma e emulsificar substâncias gordurosas, sendo muito eficazes e baratos. No Brasil e América do Sul, geralmente a concentração de sulfatos é bem mais alta que no restante do mundo.

O grande problema dos sulfatos é que são tensoativos relativamente fortes, e como resultado removem toda a camada de gordura da pele, ressecando-a e abrindo a porta para microorganismos, além de deixá-la propensa ao aparecimento de rugas. Se apresentam no rótulo dos produtos como “Sodium Lauryl Sulfate” ou “Sodium Laureth Sulfate”.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS