fbpx

Diferenças entre óleo mineral e óleo vegetal. Por que escolher o óleo de oliva para formulação de sabonetes e loções?

O óleo mineral, também conhecido como parafina líquida, é um produto de baixo custo derivado da destilação do petróleo. Na composição de cosméticos é listado como parafinum liquidum ou mineral oil. Já o óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas, formada por triglicerídeos, sendo extraído quase que exclusivamente das sementes.

Veja os prós e contras de cada um:

ÓLEOS MINERAIS:
1. Muito eficazes em casos de queimaduras.
2. Possuem impacto ambiental alto, pois são derivados do petróleo.
3. Ao serem aplicados à pele formam uma fina película que dá a sensação de hidratação, mas evita que a pele absorva qualquer nutriente externo. Além disso, ele próprio não contém nenhum tipo de nutriente.
4. Obstruem os poros, o que prejudica a respiração da pele e favorece o acúmulo de gorduras, resultando no surgimento de cravos e espinhas.

ÓLEOS VEGETAIS:
1. Ao serem aplicados à pele, permitem a respiração cutânea, hidratam e, ao contrário do óleo mineral, podem disponibilizar nutrientes, antioxidantes e vitaminas.
2. Causam menos reações alérgicas em comparação com os minerais.

Óleos vegetais são extraídos de plantas.

ÓLEO DE OLIVA:
As mulheres egípcias já usufruíam dos efeitos benéficos do óleo de oliva para os cuidados com a pele, a partir dai surgiu o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas.

Óleo de oliva: um poderoso ingrediente para a cosmética.

No caso de cosméticos, os ácidos graxos da oliva conferem sensorial diferenciado para o produto final, como sabonete, loção hidratante, etc. Além de atuar no reparo tecidual da pele, protegendo-a de agressões externas como sol e vento, que a deixa sem brilho e propensa ao aparecimento de rugas.

Os cristais de oliva possuem dupla compatibilidade com a pele: química e estrutural. Segundo estudos, esses cristais podem ser utilizados em tratamentos para rejuvenescimento, antioxidante, anti-inflamatório e despigmentante.

Portanto suas aplicações na cosmética são inumeráveis: poderoso antirrugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação e melhora a elasticidade, além de ser perfeito para banhos relaxantes e massagem.

Por essas e outras, o óleo de oliva é o ingrediente principal dos produtos De la Merche.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS