fbpx

Cuidados com a pele do rosto: os 3 passos infalíveis de uma rotina semanal

Sol, frio, tempo seco, poluição, poeira, produtos químicos, má alimentação, cigarro, insônia, radicais livres, tudo isso prejudica a saúde da pele. Mas o que se pode fazer para evitar os danos que levam ao envelhecimento precoce da pele do rosto?

Além dos cuidados básicos diários que a nossa derme exige, deveríamos dar-lhe uma atenção específica semanalmente, já que a pele vai acumulando impurezas todos os dias e, se estas não forem retiradas, obstruem os poros e a pele perde luminosidade e uniformidade no tom, além de formar uma camada de células mortas que irá dificultar a absorção de produtos, prejudicando sua eficácia.

Veja a seguir os 3 passos altamente eficazes para uma rotina de cuidados com a pele do rosto semanal:

 

1° PASSO: ESFOLIAÇÃO

A esfoliação ativa a circulação e promove a retirada de células mortas e da camada superficial da pele, o que já é suficiente para homogeneizar sua aparência e aumentar a penetração do hidratante, anti-rugas ou outro produto. Os esfoliantes devem ser espalhados em movimentos circulares, mas de forma leve, tomando cuidado para não exagerar no atrito.

Evite esfoliantes a base de esferas de polietileno, prefira aqueles feitos de sementes naturais como apricot ou chia ou faça o seu  100% natural (veja receita aqui).

Veja o passo a passo da aplicação:

  1. Molhe o rosto com água fria e faça a limpeza com um sabonete apropriado (livre de sulfatos e hidratante). Ensaboe com movimentos circulares e enxague.
  2. Aplique o esfoliante com movimentos leves e circulares. Evite colocar muita fricção em apenas um lugar e evite a delicada área dos olhos. Se possível, massageie por 2 minutos, nunca menos de 30 segundos.
  3. Remova o esfoliante com água fria e sabonete.
  4. Seque o rosto com a toalha dando batidinhas leves, nunca repuxe a pele na hora de secar.
A esfoliação ativa a circulação e retira a camada de células mortas da pele.

2º PASSO: MÁSCARA

As máscaras faciais nutrem, revigoram e estimulam a pele, trazem ativos em alta concentração que promovem uma desintoxicação profunda.

Como exemplo citaremos a máscara de argila, que consegue agir de forma imediata, melhorando e revitalizando a aparência do rosto.

Veja indicações para os diferentes tipos de peles:

  1. Pele oleosa – argila verde: um dos benefícios mais famosos está no poder de absorver a oleosidade e equilibrar sua produção pelas glândulas sebáceas de forma imediata.
  2. Pele seca: já para peles mais secas e sensíveis e que pedem por hidratação, são indicadas as argilas mais claras como a branca e a rosa, pois ajudam a absorver a oleosidade da pele sem desidratá-la.
  3. Pele normal – argila dourada: tem propriedades iluminadoras, é a que possui mais capacidade de revigorar a pele, através da ativação da circulação sanguínea.
A máscara de argila desintoxica a pele profundamente.

3º PASSO: HIDRATAÇÃO

Após esfoliar e aplicar máscara de argila, promove-se uma desintoxicação profunda da pele, mas para evitar qualquer ressecamento, após estes procedimentos a aplicação de um hidratante mais forte é essencial, inclusive para peles mistas ou oleosas.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS