fbpx

Como fazer seu filho gostar de ler

A leitura é uma das maiores aliadas para o aprendizado de uma criança, pois possibilita a consolidação da fluência na língua, ajuda na interpretação de texto, além de ser extremamente importante para que um jovem/adulto possa ter participação ativa na comunidade, na economia e na vida pessoal.

A leitura ajuda no desenvolvimento e formação da personalidade da criança

As histórias são capazes de ativar a imaginação dos pequenos e ajudá-los na formação de suas personalidades. Esses benefícios são desenvolvidos a longo prazo, até a idade adulta. Ao se colocar no lugar de um personagem e viver suas experiências através da leitura, a criança desenvolve a empatia e também a noção de que ela não é o centro do mundo. Ou seja, aprende que entender outras realidades e se preocupar com o sentimento das outras pessoas é muito importante. Isso ajuda os pequenos a compreenderem suas próprias emoções também.

Quando vivem novas experiências, os pequenos vão expandindo aos poucos o seu vocabulário e, assim, conhecendo o mundo à sua volta. A leitura é uma ótima forma de garantir esse aprendizado. Nos livros, a criança entra em contato com novas situações, novos lugares e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que a família usa em seu dia a dia.

Smartphones e tablets são prejudiciais para o desenvolvimento cerebral

Hoje em dia, é cada vez mais comum ver crianças passando o tempo com aplicativos em tablets ou smartphones. O uso irrestrito desses gadgets, no entanto, pode afetar o desenvolvimento cerebral dos pequenos. Uma pesquisa recente mostrou que, ao contrário de uma boa história para dormir, as telas brilhantes e o uso de smartphones podem atrapalhar os padrões de sono das crianças.

O hábito da leitura não é nato mas sim adquirido

O interesse pela leitura deve ser estimulado pela mãe quando o bebê ainda está dentro da barriga. O hábito de ler deve ser desenvolvido desde o início da vida. Ler para uma criança é uma forma de fortalecer vínculos afetivos, passando tempo significativo em família. Relaxar e se aconchegar com a criança para simplesmente curtir a companhia um do outro durante a leitura é uma ótima maneira de se conectar com ela e criar memórias para a vida toda.

Temos que nos conscientizar que o hábito da leitura não é nato mas sim adquirido e os pais são os grandes encaminhadores do hábito da leitura na infância. Como qualquer outro hábito, a leitura é uma prática que precisa acontecer no dia a dia. Só assim ler se tornará parte da rotina da criança.

Pais que lêem servem de exemplo ao filho – Outro estímulo que os pais podem oferecer à criança e que pode ser o principal é o exemplo. Crianças que vêem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que não lêem e não gostam de ler.

Os pais são os grandes encaminhadores do hábito da leitura na infância

Além disso, para estimular o hábito de ler, é fundamental que o livro faça parte do dia a dia da criança. Para isso, é importante permitir seu acesso, visitar livrarias, bibliotecas, feiras e gastar algum tempo nesses locais, sem pressa, para que eles possam escolher uma leitura atraente, interessante, e, sempre que possível, indicar sugestões, sem transformar isso em uma obrigação.

Para o pequeno leitor, entrar em contato com os livros certos na hora certa pode fazer toda a diferença. Existem livros infantis voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e aos pré-adolescentes.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS