fbpx

Charme, elegância e trabalho de uma dama de 464 anos – Parabéns São Paulo!

São Paulo tem uma exata localização geográfica. Instala-se confortavelmente sobre um planalto, é orgulhosamente marcada pelo Trópico de Capricórnio e lidera a economia de um enorme país que acolhe todos os povos. E contaremos agora uma grande mentira: nesta cidade só se fala na língua portuguesa!

Estação da Luz – Década de 40 por Cândido Oliveira.

Já nos confessando Pinóquios, revelamos que a estes campos de Piratininga onde se falava o tupi-guarani vieram portugueses, como Manoel da Nóbrega, e também o rapazinho religioso espanhol, o grande José de Anchieta. Ambos fundaram um colégio jesuíta lá pelos idos de 25 de janeiro de 1554. E assim foi inaugurado este pequenino povoado que hoje não para de crescer.

Os indígenas receberam ensino cristão por meio de peças teatrais em sua própria língua e ajudaram a construir o início de tudo o que vemos hoje! Depois vieram os bandeirantes, e mais tarde vieram os estudantes, então vieram os imigrantes, e finalmente os migrantes! E todos eles edificaram a sociedade, a política e a economia do país. E a cultura também. Porque é de São Paulo que se irradiam todos os principais acontecimentos desta enorme nação!

Largo São Bento – São Paulo, c. 1908.

Em São Paulo foi dado o brado às margens do Ipiranga que decretava a independência do Brasil. Em São Paulo foi plantado o café que abriu as estradas de ferro inaugurando o parque industrial. Em São Paulo se falava em inglês para implantar as vias férreas, em italiano, em alemão e japonês para a produção agrícola, e até em árabe para comerciar!

Mas São Paulo também pinta e escreve versos e vira a Paulicéia Desvairada da Semana de Arte Moderna de 1922! São Paulo canta ao ritmo de um samba operário, do tipo que o diabo gosta, porque tem Demônios da Garoa – eita garoa fria que molhava tudo! – e de Adoniram Barbosa!

Teatro Municipal por Guilherme Gaensly (c.1920)

São Paulo é a agitada metrópole onde o capital corre como o sangue nas veias de trabalhadores incansáveis, cuja existência é traduzida lindamente pela rockeira encantadora Rita Lee! Em São Paulo se existe, se vive, se trabalha, se ama e se escreve a História de um povo cuja deselegância discreta desfila na esquina da São João com a Ipiranga, da Vila Madalena, de Itaquera, Parelheiros, Jardins, Pinheiros, Freguesia do Ó, Morumbi, Tamanduateí e Tucuruvi!

É a São Paulo que desejamos homenagear hoje e sempre. Nosso presente se exprime por meio de um projeto muito carinhoso, suave, delicado e perfumado. A esta cidade repleta de aromas, sabores, cores, texturas e diversidades dedicamos nosso trabalho amoroso em forma deste sabonete vegano e hidratante, porque São Paulo está em nossa pele, nossa alma e nosso espírito! We love you Sampa!

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS