fbpx

A vida é muito importante para celebrar tradições e datas festivas: Valentine’s day é o dia do amor e da amizade!

Era uma vez num reino, mais precisamente o de Roma, um imperador muito poderoso chamado Diocleciano. Sob seu domínio os cristãos ainda eram perseguidos, embora já houvesse uma certa tolerância para com eles. Entretanto, eles não deveriam ousar muito e aqui se trata de uma ousadia de um certo Valentim, que criou uma das tradições mais lindas que existem.

São Valentim, responsável por criar uma das tradições mais belas que existem.

Este nosso herói, Valentim, era um padre que realizava todos os sacramentos da então ainda infante igreja católica. Entre eles estava o casamento. Por meio dele as pessoas que se amam se unem até que a morte as separe. Mas naqueles tempos sombrios de guerras constantes que marcaram o império romano, os casamentos serviam também para escapar à obrigatoriedade do serviço militar, isto é, os homens que estavam casados eram liberados, de acordo com um diploma legal, de suas funções bélicas para cuidar de suas famílias.

Isto levou muitos a desejarem constituir uma família, o que acabou gerando um desdobramento prejudicial às forças armadas romanas, que se viram cada vez mais subtraídas de seu contingente. A reação não se fez esperar: o imperador proibiu a realização de casamentos.

A troca de cartões e presentes é tradição em muitos países no dia de São Valentim.

O padre Valentim, no entanto, descumpriu as ordens imperiais e manteve secretamente a realização do ritual de casamento. Em nome do amor ele queria “salvar” vidas de jovens que poderiam ser ceifadas nas carnificinas dos campos de batalha.

Descoberto, Valentim foi levado à prisão e lá fez muitas amizades, conquistando especialmente a de um carcereiro que lhe queria muito bem. Este carcereiro tinha uma filha muito jovem que era cega. Não tardou para que esta menina fosse visitar Valentim em sua cela e ambos ficavam lá conversando durante horas todos os dias. Nasceu daí uma amizade profunda entre essas almas puras. Amor e respeito marcaram esse relacionamento que um dia foi violentamente abreviado, pois Valentim recebeu sentença de morte por sua desobediência.

No dia de sua execução ele nem teve tempo de se despedir de sua amiga, mas deixou-lhe uma mensagem de sincera amizade, assinando “do seu Valentim”. A partir daí, todo dia 14 de fevereiro, as pessoas celebram o dia da amizade e do amor com a linda tradição de trocar cartões e presentes! Feliz dia de São Valentim a todos!

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS