Os parabenos são produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela ação antimicrobiana e antifúngica, além do baixo custo.
O parabeno interfere no sistema endócrino de seres humanos e animais, pois possui atividade estrogênica, por conta disso é considerado um disruptor endócrino.
Essas substancias vem ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.
Vale a pena conferir o rótulo do sabonete barra, sabonete liquido, hidratante ou qualquer outro produto para se certificar da ausência de parabenos em sua composição, que se apresenta com o nome de “parabens”.
Os sulfatos são substâncias derivadas de petróleo, um tipo de detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de cuidados pessoais como sabonete barra, sabonete liquido, creme dental, shampoos, etc. Possuem a função de promover espuma e emulsificar substâncias gordurosas, sendo muito eficazes e baratos. No Brasil e América do Sul, geralmente a concentração de sulfatos é bem mais alta que no restante do mundo.
O grande problema dos sulfatos é que são tensoativos relativamente fortes, e como resultado removem toda a camada de gordura da pele, ressecando-a e abrindo a porta para microorganismos, além de deixá-la propensa ao aparecimento de rugas. Se apresentam no rótulo dos produtos como “Sodium Lauryl Sulfate” ou “Sodium Laureth Sulfate”.