fbpx

Benefícios da cúrcuma na alimentação

A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma planta da família do gengibre e originária da Ásia. Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante na culinária e no preparo de medicamentos.

Seu principal ativo, a curcumina (que pode constituir cerca de 3% da cúrcuma segundo ([1]), possui uma série de benefícios, entre eles:

  • Atividade anti-inflamatória: é um potente anti-inflamatório e, diferentemente da maior parte dos medicamentos, a ingestão da cúrcuma não provoca úlceras ou leva ao risco de hemorragias internas. Foi publicado um estudo mostrando que a cúrcuma pode ser muito eficaz no tratamento da artrite reumatóide [2].
  • Ação antioxidante.
  • Redução do nível de glicose no sangue em diabéticos.
  • Redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas: devido às suas propriedades neuroprotetoras pode prevenir doenças como o mal de Alzheimer e o Parkinson, além de melhorar a cognição.
  • Prevenção do câncer:  um estudo que mostra a ligação entre idade e câncer ([3]), afirma que a doença pode ser combatida com a curcurmina, que demonstrou poder de interferência sobre as múltiplas vias de sinalização celular,
  • Inibição da formação de coágulos e diminuição dos níveis de colesterol
  • Melhora do humor: segundo estudo inicial ([4]) é um poderoso antidepressivo
A cúrcuma possui uma série de benefícios para o organismo.

Quem não deve usar cúrcuma? Está contraindicada para pacientes que estão tomando anticoagulantes, pessoas que sofrem de colecistite (inflamação da vesícula biliar) e na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Como consumir a cúrcuma? A recomendação diária do consumo de cúrcuma é de 3 gramas ou uma colher de chá, podendo ser utilizada no preparo do arroz, feijão, sopas, caldos, saladas e até mesmo suco. Basta colocar essa quantidade da cúrcuma, tanto fresca (com sua raiz cortada em rodelas) ou em pó misturado na água do preparo dos alimentos. Uma outra dica é tomá-la logo após acordar misturada com um pouco de mel.

Como diz o ditado “o veneno está na dose”, então embora a cúrcuma tenha muitos benefícios, se consumida em excesso pode prejudicar [5] o organismo.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS