fbpx

Leite vegetal e leite animal: principais diferenças e benefícios

O leite está sempre presente desde a infância como alimento básico do cardápio. Um dos grandes mitos inseridos em nossa cultura é a de que o leite animal é a única fonte de cálcio.

Contudo, a exclusão do leite animal na alimentação não é prejudicial para aqueles que seguem uma dieta balanceada. Dentre o grupo de alimentos vegetais ricos em cálcio estão os vegetais verde escuro, como couve, agrião, brócolis, espinafre etc. Outro ponto importante é em relação ao aproveitamento dos nutrientes. Alimentos como couve, repolho, brócolis e couve flor tem absorção entre 50 e 60% do cálcio. Outras fontes de cálcio incluem linhaça, aveia, chia e semente de gergelim.

O leite vegetal vem da extração do suco de alimentos como castanhas, frutas, raízes, grãos ou farelos.

O leite vegetal vem da extração do suco de alimentos como castanhas, frutas, raízes, grãos ou farelos, já sendo consumido há séculos em outros países.
É muito procurado por pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, ou mesmo por aquelas pessoas que por questões éticas, emocionais e/ou de saúde decidiram ser veganos.

O leite de amêndoas, por exemplo, é uma boa fonte de minerais como magnésio, potássio, manganês, cobre, cálcio, fósforo, ferro e antioxidantes que combatem o câncer. Além disso, as amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva, que ajudam a ter um coração saudável.

 

Desvantagens dos leites vegetal e animal:

Leite de vaca: um dos problemas é que as vacas são alimentadas com rações que contém grandes quantidades de hormônios e, além disso, são tratadas com antibióticos, substâncias que passam para o leite que consumimos.

Leite vegetal: se for comprar industrializado, contém conservantes e outros químicos e o pior: pode ser fabricado com alimentos transgênicos. Além disso, o leite de vaca é naturalmente rico em cálcio, elemento que, geralmente, precisa ser adicionado às bebidas vegetais.

 

Receitas caseiras de leite vegetal:

Para evitar ao máximo o consumo de produtos industrializados, que tal fazer você mesmo seu leite vegetal? Veja a seguir duas receitas bastante simples:

Receita de leite vegetal de aveia:
Ingredientes – 1 copo de aveia
4 copos de água
Modo de preparo: deixe a aveia de molho por 1 hora; coe e bata no liquidificador com os 4 copos de água até ficar homogêneo; coe com um coador de café; conserve em geladeira por até 4 dias.

Receita de leite vegetal de amêndoas:
Ingredientes- 1 copo (200ml) amêndoas crua
4 copos de água (200 ml)
Modo de preparo: lave e deixe as amêndoas mergulhadas em água por 12 horas (de preferência na geladeira); escorra a água e enxague; bata no liquidificador com 4 copos de água; coe com um filtro de café; conserve em geladeira por até 4 dias.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS