fbpx

Argila para a pele do rosto: conheça os vários tipos, seus benefícios e aplicação

A argila é um mineral de rochas sedimentares composta de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades. Os vários tipos de argila são originados a partir de um conjunto de processos físicos e químicos (bem demorados) que modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química. É por meio dessas alterações que a argila é formada.

Por serem minerais, as argilas apresentam componentes muito valiosos em sua composição, que são responsáveis por suas propriedades. Considerado um dos tratamentos mais antigos, a argiloterapia é usada para fins cosméticos e terapêuticos há muitas gerações. Com capacidade de absorver oleosidade, remover toxinas, acalmar e hidratar, as máscaras de argila são ricas em minerais e nutrientes que proporcionam efeitos benéficos para a pele e podem ser utilizadas em tratamentos faciais.

Suas vantagens se dão pela presença de oligoelementos, como o alumínio e o zinco, que atuam na cicatrização, e o silício, que auxilia na reconstrução dos tecidos, e o manganês, que atua na biossíntese de colágeno, além dos benefícios de outros minerais.

Em suas variedades, as argilas são apresentadas em cores diferentes e com propriedades específicas para cada fim.

Conheça os diversos tipos de argila e suas recomendações:

Existem vários tipos de argila, cada uma com suas propriedades. Veja qual se adéqua melhor ao seu tipo de pele

Argila verde: é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, sedativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial.

Argila branca: é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar e promover ação suavizante e cicatrizante.

Argila vermelha: é indicada para peles sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células.

Argila rosa: é a mistura da argila branca com a argila vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é mais indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

 Argila cinza: é usada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição combate espinhas, cravos, e é um excelente esfoliante. Também é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

Argila preta: é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. Tem ação anti-inflamatória, antiartrítica, absorvente e anti-estresse. É um excelente agente rejuvenescedor.

Argila dourada ou amarela: é rica em silício, tem ação tonificante, é indicada para peles maduras e cansadas.

Argila marrom: é uma argila rara devida sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

Veja o passo a passo de como aplicar a máscara de argila no rosto corretamente:

1. Limpe a pele: molhe o rosto com água fria e faça a limpeza com um sabonete apropriado (livre de sulfatos e hidratante). Ensaboe com movimentos circulares e enxague.

2. Separe um pincel e aplique: com ajuda do pincel aplique a argila em todo o rosto (não esqueça do maxilar) e evite lábios e pálpebras. Se preferir pode aplicar com os próprios dedos.

3. Aguarde o tempo de ação: finalizada a aplicação da máscara, aguarde até a argila endurecer, geralmente são cerca de 15 minutos.

4. Remova a argila: utilize água corrente fria e remova com cuidado, enxague bastante até não sobrar nenhum resíduo. Depois é só secar suavemente com uma toalha de algodão macia.

5. Finalize com creme hidratante: como a argila faz uma desintoxicação profunda, para não ficar com a sensação de pele repuxada e levemente sensível, utilize um hidratante.

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
Instagram

Deixe uma resposta

RELACIONADOS